Blogagem Coletiva| Estereótipos

22:29



Estereótipos. Perguntamo-nos qual a sua origem, mas por mais que nos questionamos, não sabemos a resposta. No entanto continuamos a segui-los, ou por ser o mais normal, ou o mais aceitável. No fundo  questionamos o porquê, pensamos que é ridículo, mas mantemos as coisas como estão, sem fazer nada para os alterar.




Um dos grandes estereótipos é distinguir o que é para homens e o que é para mulheres. Desde cores a profissões, entre outros.
Porque é que o azul é para os rapazes e o cor-de-rosa para as raparigas. Eu não gosto de cor-de-rosa, nunca gostei, desde criança... no entanto a minha mãe dizia-me "As meninas gostam e vestem  cor-de-rosa, logo tu também tens que o fazer!" Uma imposição perante o meu ódio a cor-de-rosa! (Ainda bem que a minha mãe mudou!!) Pois bem, em resultado disso todas as fotos que estou de cor-de-rosa estou com cara de má, chateada a cima de tudo!Hoje em dia sou uma pessoa livre, sem rosa no armário nem em lado algum!Por outro lado, tenho o meu primo que gostava de rosa, a mãe dele dizia que não podia usar, agora ele cresceu e usa camisolas rosas, e digo-vos ADORO VER RAPAZES DE ROSA (ficam muito sexys!!).



Outro dos "estereótipos" é o facto das raparigas terem que fazer a depilação e os rapazes não. Claro que isto surgiu de algum lado em alguma época. Por questão de higiene ou  não, se alguém vir uma rapariga com pelos comenta-se logo que não tem higiene, não é feminina, não tem vergonha. Mas nós mulheres sabemos o que a depilação dói e como era tão bom não ter essa preocupação... Já os homens que fazem depilação são considerados umas "meninas", porque homem que é homem tem pêlo...


Mas os estereótipos não ficam só no que é para homens e para mulheres, são muito mais abrangentes do que isso, desde que uma pessoa tem que  ser magra (estereótipo que já foi falado no blog - clica aqui), que os homens tem que gostar de mulheres e vice versa. 

Sei lá, há tantos estereótipos que o ser humano e a sociedade impõe aos indivíduos, tanta pressão para seremos os seres perfeitos. Mas para mim, ninguém é perfeito, não existe perfeição, cada um é como é independentemente dos seus gostos, maneira de ser ou vestir. Já pensaram se todos fossem iguais, sem qualquer pingo de criatividade, originalidade ou diferença? Porque são estas coisas que tornam cada um de nós especial,  diferente dos outros, que nos distingue e nos torna quem somos verdadeiramente!
Tantos estereótipos, pensamos neles e como ridiculos são. Mas se não concordamos com determinado estereótipo temos que fazer algo para acabar com ele, levar as pessoas a pensar o porquê, e deixar que elas próprias pensem se valerá a pena seguir aquele estereótipo! Por que não tu? Sim tu! Pensa em algo que não concordas, que achas estúpido e faz ver aos teus amigos que isso é mesmo estranho.
Se queres mudar o mundo tens que fazer a diferença em algum lado, tens que mudar e fazer mudar as pessoas à tua volta e, se elas também o fizerem, acredita que algo vai mudar. Não penses que és só um no meio de 7 biliões de pessoas, imagina que há alguém do outro lado do mundo a fazer o mesmo gesto que tu. Já não estas sozinho, já são dois a lutar para mudar o mundo. Acredita nos teus ideias e que  vais conseguir!

Claro que pudemos mudar alguma coisa, mas  as grandes marcas também tem que extinguir certos estereótipos. A DOVE e a BENETTON são algumas dessas marcas que lutam pela igualdade. A Benetton tem campanhas muito boas e fortes, imagens que valem mesmo mais de mil palavras!! (Eu pessoalmente adoro!).
Campanha da DOVE
Há imensas campanhas da Benetton, mas gosto particularmente desta.




Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva. Recentemente fiz uma parceria com os seguintes blogs que também tem um post sobre a mesma temática:






Espero que tenham gostado,
Deixem a vossa opinião nos comentários
vejam os post do outros blogs da parceria
Beijinhos,
ML


You Might Also Like

0 comentários

Número total de visualizações de páginas